ers-509

Começa a última etapa da obras antes da liberação do viaduto da Faixa Velha

Foto: Renan Mattos (Diário)

Depois de um impasse de duas semanas, a construtora de Porto Alegre Sogel confirmou, em primeira mão para o Diário, que vai começar nesta terça-feira a instalação das juntas de dilatação do novo viaduto da duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509). Essa é a última etapa que falta para a conclusão da obra. Na manhã de hoje, o Diário esteve no local e já havia funcionários trabalhando na colocação das juntas.

Essas juntas são colocadas entre as lajes do viaduto para permitir que ocorra a dilatação das estruturas sem danificá-las. Se o tráfego fosse liberado sem as juntas, poderia danificar as quinas do viaduto e seria necessário refazer o trabalho.

A Sogel informou que pretende concluir a instalação das seis juntas de dilatação até a próxima sexta-feira ou, no máximo, na segunda-feira da semana que vem, dia 3 de dezembro. Quando isso for feito, o tráfego poderá ser liberado nas quatro pistas do viaduto, pondo fim à longa espera dos motoristas, que enfrentam congestionamentos na pista lateral da rodovia.

IMPASSES
A obra de duplicação, que começou em novembro de 2013, deveria ter sido concluída no final de 2015, mas demorou bem mais devido aos atrasos de repasses de verbas por parte do governo do Estado. De outubro de 2017 a maio de 2018, a obra chegou a ficar paralisada devido à falta de pagamento à construtora santa-mariense Della Pasqua. Após o Estado conseguir incluir a obra em um empréstimo do BNDES, a duplicação foi retomada e a Della Pasqua concluiu, na metade de novembro, os aterros do viaduto e a pavimentação dele, além de toda a sinalização nos 4,3 km da rodovia - para liberar o viaduto, ficou faltando só a instalação das juntas de dilatação, por parte da Sogel.

PRÓXIMO PASSO
Após a liberação do viaduto, a Della Pasqua vai poder construir uma rotatória na parte inferior da estrutura e pavimentar o entorno, no cruzamento da Faixa Velha com a Avenida Osvaldo Cruz e com a rua de acesso ao bairro São José. Depois, faltará somente serem construídas três alças de retorno na duplicação, mas isso depende de desapropriações que estão a cargo do Daer.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exposição itinerante retrata movimento negro em Santa Maria Anterior

Exposição itinerante retrata movimento negro em Santa Maria

Quina acumula e deve pagar mais de R$ 5 milhões nesta terça Próximo

Quina acumula e deve pagar mais de R$ 5 milhões nesta terça

Geral